31 julho 2011

CRIATIVA
Existem várias definições diferentes para criatividade. Para Ghiselin (1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva". Segundo Flieger (1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio". Outras definições:

"o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma" (Suchman, 1981)
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
"criatividade representa a emergência de algo único e original" (Anderson, 1965)
"criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965) "um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que:a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é “heurística e não algorística”

Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas estejam de certa forma ligadas a seus talentos...Uma pessoa que e ativa em todos os sentidos sociais e culturais, são pessoas dinâmicas que não esperam acontecer correm atrás,não espera que os outros mandem vai lá e faz,tem habilidades são ligeiros!!Como qualquer outra qualidade, todos somos criativos, porém, muitos precisam exercitar compreender e liberar a pessoa CRIATIVA, que existe dentro de cada um de nós.

** Não confundam CRIATIVIDADE com HABILIDADE...


CRIA ATIVA
“Não quer saber de baile de carnaval nem de balanço nem de churrasco.
A minha cria prefere piscina, bola e pão com mortadela
A minha cria acorda às seis todo dia, fica de preguiça me chamando no quarto e, quando eu apareço, fala que chega de nanar.
A minha cria gosta de ouvir e de fazer música, canta o Hino Nacional, NX Zero e Ivete Sangalo. Mas também canta Toquinho, Legião Urbana e Chico Buarque.
A minha cria mistura meu café e come minha bolacha, diz que cerveja é "gú-im" e sempre repete quando tem macarrão.
A minha cria entendeu que o pai não leva mais a mãe para passear. Mas outro dia, no shopping, brigou com a senhora que pegou uma cadeira de nossa mesa, o papai vai sentar nessa aí.
A minha cria me faz ver a vida todo dia... olha, mamãe! é o que ouço tantas vezes. Com meus ouvidos de adulto, às vezes é difícil perceber...
A minha cria cresce a cada dia e, à medida que o pai se distancia, a mãe assume a via... Isso também é cria minha.
Ah, as minhas crias... Espero que não me mordam um dia.

No sul do Brasil esta gíria é muito utilizada. Significa filhos, vem de criação... Nada pejorativo é absolutamente normal.
Ex: Suas crias estão brincando? (Seus filhos estão brincando?

Sinônimo de Cria Ativa: Filho esperto, espuleta, sapeca
Ex:Minhas Marias, rs.
 (13/09/2009)

Nenhum comentário: